Neurons Hammer "Martelando os Neuróneos" Nestes blogs, além dos assuntos relacionados com a minha vida privada, encontro também, espaço para tecer reflexões de vida, de interesse social, criticando e sugerindo soluções para o País

11
Out 13

É muito lamentável o ambiente vivido dia-pós-dia pelos cidadãos moçambicanos no trajecto Maputo e Matola. Parece-me que todas as minhas reflecçẽs estão viradoas mais para estas duas cidades da nossa bela pérola do índico! Todavia, a verdade é que estas duas cidades estão interligadas uma a outra e que, o dia-a-dia dos munícipes cruza-se pelo caminho. enquanto uns vão outros voltam. Há ciadãos residentes na cidade da Matola maioritamente que trabalham na cidade de Maputo e há casos em que temos alguns moradores da cidade de Maputo a trabalharem na cidade da Matola. Portanto, a interdepenência de actividades económica nas duas cidades é maior.

Esse cenário, todas manhãs e todas tardes senão noites e finais de semanas condiciona o tráfico de meios circulantes levando pessoas de um lado para o outro a fim de alcançarem os seus objectivos. é nesta optica que o presente artigo vai discutir mais sobre "o chapa" como meio de transporte semi-colectivo que garante a chegada dos passageiros aos sus destinos.

O termo "chapa" cá em Moçambique refere-se aos meios de transportes rodoviários, de passageiros com capacidade de 15 a 34 ligares (assentos) no máximo, os mini-bus. Esses carros são maioritariamente de pessoas privadas sejam elas singulares ou colectivas. Estes meios, não exercem as suas actividades isoladas, fazem-nas em paralelo com os transportes públicos (EMTPM) e outros de propriedade privadas finaciados pelo Estado através do Fundo de desenvolvimento de Transportes e Comunicação (FTC) os vulgos FEMATROs com vaários destinos ou rotas intra e interurbanas (Maputo e Matola).

Bem, o exposto acima foi apenas uma menção àquilo que são os meios que facilitam a comunicação dos cidadãos dos dois municípios em apreciação. Contextualizando o meu raciocíno, apesar do "boom" de compra de viaturas japonesas para o uso particular pelos singulares, devido a diversas variantes económicas, essas viaturas acabam sendo água abaixo. Isso por quê? Porque esses carro maioritariamente só condicionam o conjustionamento, tráfego lento, no final e início de cada mês. Razão disso é que difícil é pagar o combustível, portagem (?), manutenção, inspenção, manifesto, etc, quando o salário é magro e, consequentemente, isso vai se reflectindo cada vez mais no "entulhamento" ou "enlatação" dos passageiros nos referidos contentores senão latas de passageiros que precorrem as artérias de Maputo e Matola diariamente fazendoa rectroacção da demanda social.

Nos "chapas" e nos transportes públicos EMTP e FEMATROs as condições de viagem são totalmente desumanas, nefastas, impiedosas como ilustra acima a minha arte. As pessoas, dentro do chapa, são enlatadas, espezinhadas, abafadas, horroriziadas, desrespeitadas, sujeitas aos berros do cobradores, maltratadas como se não fossem nada. A situação de tanto se repetir continuamente acabou sendo hábito para os maputecos e matolenses. O sofrimento não se habitua mas cá entre nós parece-me que é o inverso porque não temos alternativas. de tanto necessitar de chegara tempo e hora, os citadinos acabam se entregando aos cobradores mal-feitores para fazerem a sua vontade. Quem não quer fica. Compra o teu carro para andares a vontade. essas são algumas expressões mais vulgares doa cobradores e motoristas de chapa em interacção com os passageiros. Quando reclama-se de o "chapa" estiver superlotado eles não querem sber ainda dizem: ainda está muito vazio referindo-se a um espaçozito que nem uma perna pode atravessar...

Doloroso é porque mesmo a políca de tránsito mandar parar os visados, vendo que o carro está super cheio, só se preocupam com os documentos da legalização da circulação da viatura e muito menos da condição em que os passageiros se encontram..

Nesta situação, onde é que colocamos as questões morais? Onde é que enquadramos os direitos humanos? onde é que referenciamos a segurança pública?

São cenas de Moçambique!!! Impunes..., só o dinheiro é que fala bem alto!!! Estamos mal! Estamos entregues ao diabo!! Que se danem...
publicado por Julio Khosa às 16:35

O povo é carneiro, existem pessoa que estão a viver cada vez melhor, são os que estão no governo. A orientarem-se com tudo o que vem como ajudas e investimentos, enquanto o povo passa fome e debate-se dentro e fora dos "chapas" para sobreviver e criar os seus filhos.
Porque é que o povo não se manifesta contra esta opressão e ditadura?
antonio a 17 de Outubro de 2013 às 13:36

Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
12

13
14
15
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

comentários recentes
Eu gostava de pedir um espaço (terreno) ao estado,...
Deus saber porque criou raças diferentes, os que s...
Acordem.Deixar essas ideias do marxismo leninismo ...
COMO QUE FICOU O ARQUITECTO DEPOIS DE MANDELA SER ...
Homossexualismo: sim ou não?Devo eu, fazer filhos,...
Olá :)Este blog tem andado muito "sossegado", faz ...
O povo é carneiro, existem pessoa que estão a vive...
Boa tarde, Sr. Sá.Não esperava uma observação emoc...
Agora sim, perfeita e totalmente legível. o tamanh...
Boa tarde, senhor João Sá.De referir que a sua ap...
blogs SAPO
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO